Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação
Considerações
iniciais
Este
módulo, Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação, como parte do curso
de
Planejamento, Implementação e
Gestão em Educação a Distância está
organizado
de
forma a proporcionar uma discussão em torno do tema “design didático” de
conteúdos
educacionais, que explora as diversas mídias utilizadas em Educação a
Distância
(EaD); e uma visão crítica dos ambientes virtuais de aprendizagem.
No
contexto da EaD, consideramos o design como um processo de planejamento,
desenvolvimento
e execução de atividades educacionais, incluindo questões relativas às
diferentes
tarefas presentes em cursos a distância, disponibilizados em ambientes
virtuais
de aprendizagem.
Nossas
Expectativas
Nós
esperamos que você aprecie este módulo. Leia todas as mensagens, participe
ativamente
dos fóruns e dos chats e realize todas as atividades pontualmente.
Esperamos
que ao final deste módulo você seja capaz de:
(1)
Identificar nas diversas mídias de comunicação as possibilidades de
estimular
e motivar a aprendizagem;
(2)
Identificar aspectos técnicos relativos a usabilidades das interfaces para a
EaD;
(3)
Utilizar as diferentes mídias para apoiar processos educacionais a distância;
(4)
Construir um projeto de aula para um curso a distância, a ser disponibilizado
em
ambiente virtual de aprendizagem.
Use
seu tempo sabiamente
Para
que o módulo tenha um bom aproveitamento, lembramos que todos devem
ter
consciência que um curso a distância exige alguns comportamentos e posturas:
· Organização pessoal:
planejar e organizar seu tempo e suas tarefas particulares
é
fundamental para facilitar a realização das atividades.
· Vontade para aprender colaborativamente: interagir, ser participativo no ensino
a
distância conta muitos pontos, pois colabora para o processo ensino-aprendizagem
de
todos os envolvidos;
· Comportamentos sociais adequados a este espaço de
aprendizagem: mostrar-
se
interessado em conhecer seus colegas de turma respeitando-os e fazendose
respeitado
por todos;
· Objetividade em sua comunicação: comunicar-se de forma clara, breve e
transparente
é ponto-chave na comunicação via Internet;
· Curiosidade e abertura para inovações: aceitar novas idéias e estar motivado
para
também inovar;
· Flexibilidade e adaptação: são requisitos fundamentais para acompanhar a mudança
de
atitude no processo de ensino-aprendizagem imposto pelo uso e avanço
das
novas tecnologias;
· Responsabilidade: ser
responsável por seu próprio aprendizado;
· Conhecimentos básicos e disposição para operar
programas: a partir dos conhecimentos
básicos
de informática que você já possui, ter interesse em aprender
mais
e trabalhar na perspectivas de conquistar novas habilidades tecnológicas,
relevantes
para sua atualização profissional.
Quem
somos
Agora
vamos apresentar um resumo de nossas histórias de vida e de trabalho.
Prof.
Rosa Costa (à esquerda) e Prof. Vânia Marins (à direita)
Rosa
Maria E. M. da Costa
Eu
tenho graduação em Matemática e sempre fui muito ligada no uso dos
computadores
e nas questões educacionais. Fiz mestrado e doutorado em Engenharia de
Sistemas
e Computação, estando sempre envolvida com atividades de informática na
educação.
Naquela época, a EaD ainda estava bastante incipiente no Brasil e eu tive
oportunidades
maravilhosas de participar da formulação e execução dos primeiros
cursos
do país. O tempo passou, as tecnologias se renovaram, as teorias foram
bravamente
exploradas e aplicadas na prática educacional e cá estamos, vivendo este
momento
mágico de integração de saberes, comunicação de conhecimentos em massa e
ampliação
de oportunidades para impulsionar o crescimento de nosso povo. Sinto-me
muito
feliz de poder estar aqui com você, ensinando, aprendendo e trocando saberes.
Vânia
Marins
Sempre
fui interessada por arte em geral, todos os tipos. É fascinante observar a
criatividade
humana em todas as suas manifestações expressivas. Sou graduada em
arquitetura
e urbanismo e mestre em informática com dissertação sobre interfaces para a
educação
a distância. Foi uma agradável surpresa, como arquiteta, entender por que as
metáforas
usadas para se navegar na Internet são metáforas espaciais: sites são
lugares
que
não são lidos, são visitados, porque páginas virtuais não são apenas espaços
onde a
informação
se organiza, mas representam espaços que geram sensação de imersão. Essa
sensação
de imersão se dá através da interatividade. Igualmente agradável foi perceber
os
Ambientes Virtuais de Aprendizagem, como espaços/escolas virtuais onde a
aprendizagem
acontece. O interesse pelo conhecimento surgiu ao mesmo tempo em que
as
possibilidades de acesso à Internet o democratizaram. Então, passei a desejar
“projetar”
interfaces para espaços virtuais de aprendizagem, o que atualmente
chamamos de design
didático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Coloque aqui os seus comentários: