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quarta-feira, 20 de junho de 2012

Disciplina: Ambientes Virtuais e Mídias de Comuincação

Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação

Considerações iniciais
Este módulo, Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação, como parte do curso
de Planejamento, Implementação e Gestão em Educação a Distância está organizado
de forma a proporcionar uma discussão em torno do tema “design didático” de
conteúdos educacionais, que explora as diversas mídias utilizadas em Educação a
Distância (EaD); e uma visão crítica dos ambientes virtuais de aprendizagem.
No contexto da EaD, consideramos o design como um processo de planejamento,
desenvolvimento e execução de atividades educacionais, incluindo questões relativas às
diferentes tarefas presentes em cursos a distância, disponibilizados em ambientes
virtuais de aprendizagem.
Nossas Expectativas
Nós esperamos que você aprecie este módulo. Leia todas as mensagens, participe
ativamente dos fóruns e dos chats e realize todas as atividades pontualmente.
Esperamos que ao final deste módulo você seja capaz de:
(1) Identificar nas diversas mídias de comunicação as possibilidades de
estimular e motivar a aprendizagem;
(2) Identificar aspectos técnicos relativos a usabilidades das interfaces para a
EaD;
(3) Utilizar as diferentes mídias para apoiar processos educacionais a distância;
(4) Construir um projeto de aula para um curso a distância, a ser disponibilizado
em ambiente virtual de aprendizagem.
Use seu tempo sabiamente
Para que o módulo tenha um bom aproveitamento, lembramos que todos devem
ter consciência que um curso a distância exige alguns comportamentos e posturas:
· Organização pessoal: planejar e organizar seu tempo e suas tarefas particulares
é fundamental para facilitar a realização das atividades.
· Vontade para aprender colaborativamente: interagir, ser participativo no ensino
a distância conta muitos pontos, pois colabora para o processo ensino-aprendizagem
de todos os envolvidos;
· Comportamentos sociais adequados a este espaço de aprendizagem: mostrar-
se interessado em conhecer seus colegas de turma respeitando-os e fazendose
respeitado por todos;
· Objetividade em sua comunicação: comunicar-se de forma clara, breve e
transparente é ponto-chave na comunicação via Internet;
· Curiosidade e abertura para inovações: aceitar novas idéias e estar motivado
para também inovar;
· Flexibilidade e adaptação: são requisitos fundamentais para acompanhar a mudança
de atitude no processo de ensino-aprendizagem imposto pelo uso e avanço
das novas tecnologias;
· Responsabilidade: ser responsável por seu próprio aprendizado;
· Conhecimentos básicos e disposição para operar programas: a partir dos conhecimentos
básicos de informática que você já possui, ter interesse em aprender
mais e trabalhar na perspectivas de conquistar novas habilidades tecnológicas,
relevantes para sua atualização profissional.
Quem somos
Agora vamos apresentar um resumo de nossas histórias de vida e de trabalho.
Prof. Rosa Costa (à esquerda) e Prof. Vânia Marins (à direita)
Rosa Maria E. M. da Costa
Eu tenho graduação em Matemática e sempre fui muito ligada no uso dos
computadores e nas questões educacionais. Fiz mestrado e doutorado em Engenharia de
Sistemas e Computação, estando sempre envolvida com atividades de informática na
educação. Naquela época, a EaD ainda estava bastante incipiente no Brasil e eu tive
oportunidades maravilhosas de participar da formulação e execução dos primeiros
cursos do país. O tempo passou, as tecnologias se renovaram, as teorias foram
bravamente exploradas e aplicadas na prática educacional e cá estamos, vivendo este
momento mágico de integração de saberes, comunicação de conhecimentos em massa e
ampliação de oportunidades para impulsionar o crescimento de nosso povo. Sinto-me
muito feliz de poder estar aqui com você, ensinando, aprendendo e trocando saberes.
Vânia Marins
Sempre fui interessada por arte em geral, todos os tipos. É fascinante observar a
criatividade humana em todas as suas manifestações expressivas. Sou graduada em
arquitetura e urbanismo e mestre em informática com dissertação sobre interfaces para a
educação a distância. Foi uma agradável surpresa, como arquiteta, entender por que as
metáforas usadas para se navegar na Internet são metáforas espaciais: sites são lugares
que não são lidos, são visitados, porque páginas virtuais não são apenas espaços onde a
informação se organiza, mas representam espaços que geram sensação de imersão. Essa
sensação de imersão se dá através da interatividade. Igualmente agradável foi perceber
os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, como espaços/escolas virtuais onde a
aprendizagem acontece. O interesse pelo conhecimento surgiu ao mesmo tempo em que
as possibilidades de acesso à Internet o democratizaram. Então, passei a desejar
“projetar” interfaces para espaços virtuais de aprendizagem, o que atualmente
chamamos de design didático.

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